quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Que cor eu quero?!

Você já se pegou pensando em que cor você vai querer pintar a parede da sua casa?! Eu já. E acho muita gente se sente insegura na hora da escolha. Por isso, resolvi fazer um post especial cheio de dicas.
Já passou por sua cabeça que as cores usadas na parede da sua casa podem influenciar o ambiente e as pessoas que estão nele? Por isso, entender o significado de cada tom ajuda na hora de escolher qual visual tem mais a ver com você. Para escolher, tenha em mente:

1- O ponto de partida é escolher cores que tenham a sua personalidade. Ou seja, procure aquelas que lhe tragam algum significado e que possam interagir com você.
2- Se gostar de cores escuras, use-as em ambientes de pouco uso e rápida circulação - como corredores, lavabos, halls, locais que recebam bastante luz. Se estiver insegura, escolha um lado da parede que queira destacar e pinte-o.
3- Cores com bastante personalidade e fortes, como o vermelho e o amarelo, costumam ser o ponto de atração da casa. Procure saber como você pode equilibrar essas cores que, em excesso, causam cansaço visual.
4- Procure saber qual mensagem você quer transmitir sobre o ambiente na hora de escolher determinada cor.
6- Antes de pintar a casa, faça um teste na parede para saber a sensação exata da cor que irá decorar seu espaço. Só assim você ficará segura com a cor escolhida.
7- Faça pesquisas em revistas, jornais e no blog Tainara Decor e veja como aquele tom que você escolheu fica em um ambiente interno ou externo.
8- Cores para dar aquela refrescada no verão são as cítricas, o azul-turquesa e o verde, além de todas com tonalidade suave e pouco vibrantes.
9- Renove as energias e sua vida pintando você mesma seu cantinho. E o mais importante: descubra quais as cores que combinam com seu momento atual.
10- Avalie, também, o tamanho do cômodo: nos pequenos, o ideal é que as quatro paredes ostentem a mesma coloração - quanto mais forte, menor a área parecerá.
11- A monocromia não é recomendada nem mesmo nos quartos de bebê, por mais que se pense que eles precisam de um visual calmo. Neste caso, opte pelos tons pastéis, eles também transmitem paz e tranquilidade.
12- Até o branco pede parcimônia. Ele fica bem em áreas pequenas, mas nas grandes, a luz refletida nas paredes pode causar tensão e até dor de cabeça. Nesse caso, junte pingos de amarelo ou lavanda para obter profundidade.
13- Tetos parecerão mais altos se forem creme ou areia. Se quiser "rebaixá-los", deixe-os mais escuros que as paredes.
14- Para dar a sensação de que um ambiente é mais "curto", pinte a divisória do fundo com uma cor mais forte que as demais.
15- Para valorizar um objeto escuro, faça um fundo claro e vice-versa.
16- Tons frios e claros ampliam o ambiente. Os quentes e escuros diminuem.
17- Se eleger nuances fortes ou brilhantes, mantenha o piso e o teto neutros.

Quando orientam leigos, os estudiosos soltam alguns mantras. Cuidado com os modismos encabeça a lista - já imaginou perseguir a tendência do rosa antigo se você prefere cores vibrantes? É provável que experimente um certo desânimo. E temos aí outra regrinha: as tonalidades podem nos remeter a múltiplas sensações e influenciar nosso humor. "Não é à toa que existem as expressões 'verde de fome', 'amarelo de inveja' e 'roxo de raiva'". No entanto, é sempre bom lembrar que as sensações variam entre as pessoas e até mesmo entre as culturas: para os brasileiros, quando "está tudo azul", a situação vai bem; para os americanos, é pura tristeza.
Cuidado na hora da escolha da cor! O tipo e a intensidade da iluminação alteram a nossa percepção das cores. Por isso a tinta nunca será igual na loja e na sua casa. Vale expor por alguns dias uma amostra da tonalidade eleita sob diferentes tipos de lâmpadas.
Pintar um ambiente na ordem correta economiza tempo e dinheiro! Comece pelo teto, depois pinte as paredes. Pinte as portas, janelas, e por último o rodapé.
Já na escolha dos pincéis, prefira sempre os de boa qualidade, pois garantem melhores resultados. A qualidade do pincel tem um efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade com a qual a tinta é controlada e aplicada.
Os pincéis, também conhecidos como trinchas, podem ser encontrados de vários tamanhos e cores:
- Cerdas escuras - indicados para aplicação de tintas a base de solvente como os esmaltes, tintas óleo e vernizes.
- Cerdas grisalhas - indicados para aplicação de tintas à base de água como as tintas acrílicas.
Sendo que o tamanho do pincel varia de acordo com a área a ser pintada.
Como escolher as cores para cada ambiente?
Os quartos, por exemplo, são ambientes de descanso e relaxamento, por isso pedem cores mais relaxantes, suaves e tons pastéis. O branco é a opção mais tradicional, mas pode ser misturado a cores leves. As paredes claras facilitam a combinação com outras cores e ressaltam os objetos de decoração.
A sala de estar precisa ser um lugar aconchegante, o espaço ideal para reunir toda a família e receber as visitas. Prefira as cores mais vibrantes e alegres. Evite usar cores fortes juntas. Se pintar uma parede usando uma cor forte, compense as outras com uma cor mais clara. Aposte também na composição de tons, utilize apenas uma cor e varie seus tons mais claros com os mais escuros.
pintura de cozinha precisa passar a idéia de limpeza, mas não precisa ser sem graça. Detalhes em cores fortes como vermelho, laranja e amarelo tem efeito estimulante, elas aguçam a fome. A cozinha fica ainda mais viva se receber bastante luz natural.
Na pintura de banheiro, fuja das cores escuras. O branco transmite uma sensação de higiene e limpeza, mas não é a única alternativa.
Os cômodos usados como local de estudo ou trabalho precisam ser bem iluminados, evite cores escuras ou berrantes.
 Com essas dicas, aposto que a escolha da cor será mais fácil. Se animaram?! E não esquece, dizem que começar com mudanças traz coisas boas. Boa sorte!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou do blog e dos nossos produtos? Deixe seu comentário, nós adoramos receber recadinhos. Dê a sua sugestão, a sua opinião é muito importante para nós!