sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Como Laquear Móveis

O Post de hoje é uma dica super legal de como, você mesma, laquear móveis. É muito fácil, eu estou querendo testar o método, assim que colocar a ideia em ação mostro o resultado no blog.
Para laquear um móvel a tinta que deve ser utilizada é a tinta ducco, ou tinta automotiva. Essa última geralmente é apresentada na versão “spray”, uma vez que a laqueação deve ser feita com a aplicação de diversas camadas bem uniformes desse tipo de tinta, geralmente utilizando-se uma pistola própria para pintura. 
Não é um processo muito fácil, requer alguma prática, e para que se obtenha um ótimo resultado a peça deve ser preparada com a massa rápida, fundo próprio para esse tipo de tinta. Esses produtos são a base de solvente, tem cheiro forte e demoram um pouco a secar, por isso devem ser trabalhados em locais arejados, com o uso de máscaras próprias e proteção para as mãos e roupas.

O Que Você Deve Saber
- Tinta acrílica decorativa é diferente de tinta látex, PVA ou tintas para parede. Tinta acrílica é solúvel em água, feita com uma resina acrílica, semelhante a um plástico,de extrema aderência e durabilidade.
- A tinta para fazer laqueação é a tinta ducco ou tinta automotiva. Esse tipo de tinta é a base de solvente.
- A pátina é uma técnica de pintura em que a tinta é aplicada e retirada em seguida, deixando um efeito desgastado, mais rústico. O processo pode ser feito com a tinta acrílica utilizando cera incolor, parafina, lixa, pincéis e outros instrumentos de pintura.
- As peças pintadas com tintas de acabamento fosco ou acetinado precisam de um acabamento para dar proteção, como uma cera ou verniz acrílico, que é mais suave. Pinturas laqueadas ou esmaltadas não precisam de nenhum acabamento.
- Sempre aguarde secagem completa de uma camada de tinta ou verniz antes de aplicar a seguinte.
- Todas as peças a serem pintadas devem ser muito bem limpas e lixadas antes do trabalho.

Com essas dicas em mente, fica fácil saber por onde começar. Lembrando que, o móvel precisa de preparo antes. Por isso, tire todas as camadas de tinta que ficou acumulada com o decorrer do tempo, utilizando uma lixa de madeira. Deixe a superfície lisa e sem qualquer risco ou "machucado", utilizando massa plástica para preencher os orifícios. Pronto!
Feito isso, retire a poeira, e mãos a obra!
Para quem resolver se aventurar, não se esqueça de enviar um e-mail com as fotos para mostrar o resultado aqui no Tainara Decor. Olha como o móvel fica lindo depois:


18 comentários :

  1. Nossssssa! vou divulgar estas dicas e tentar montar um curso para formar laqueadores de móveis, assim não faltará mais mão de obra qualificada. Hahahahahahahahah!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica,mas eu preciso saber onde encontro tinta decorativa,compramos na mesma casa de tintas de parede?ou sao essas que usamos pra artesanato e sao embalagens pequenas,me ajude por favor ,moro em uma cidade que nenhum vendedor sabe de nada e os que sabem nao tem boa vontade de ensinar,se puder me dar mais essa dica agradeço desde ja.um abraço!
    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Rosana, primeiramente, muito obrigada pelo comentário! Agora, respondendo a sua pergunta, nas casas de artigos para artesanato você vai encontrar tinta pva, aquelas que vem em embalagens pequenininhas, mais usadas em artesanatos mesmo.
    Se a sua intenção for decorar ambientes pintando paredes, nas casas de tintas você encontra uma linha conhecida como decora, você escolhe a tonalidade e a tinta é preparada na hora. Já utilizei a linha e super recomendo!
    Agora para laquear móveis, a tinta usada é tinta automotiva, ou ducco, estas você também encontra em casa de tintas para parede, como você disse. Espero ter tirado suas dúvidas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, o laqueamento de moveis deve se lixar a peça primiero, retirar o pó, passar a massa até no minimo 4 maos, lixar todas as demaos, retirando o ó em todas, em seguida passar a tina laca, lixar a tina retirando o pó, a tina pode ser passada ate achar q esta bom, umas 2 a 3 demaos, nessa fase é feita as correçoes, se escorrer eh soh lixar, em seguida passar o vernis proprio com o endurecedor, usando a mistura conforme o fabricante, ai eh o acabamento e nao pode haver erros, após secar bem, ate 24hrs, pode se fazer o aqcabamento final usando o polimento com sera automotiva. é isso o laqueamento

    ResponderExcluir
  5. Postigo, o Blog Arte & Decor agradece a sua dica!
    Com este passo a passo aposto que nossos leitores irão entender melhor a técnica de laqueamento de móveis.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. lili apaixonada por decoração21 de maio de 2012 às 06:50

    olá tainara para laquear fosco atinta a ser comprada é fosca beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Gatam, não entendi. O processo é fácil ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimos,

      O processo é bem fácil sim!

      Não sou profissional no assunto, se você preferir um acabamento profissional é mais fácil ir atrás de mão de obra especializada. Inclusive no comentários acima deste, temos o endereço de um site deixado por um leitor, é só procurar!

      Bom, para os fins artesanais esta técnica já foi testada e eu obtive excelentes resultados dentro do que eu esperava!

      A intenção do post é compartilhar algumas dicas para quem gosta de trabalhos manuais e quiser se aventurar nesta técnica.
      Espero ter conseguido deixar claro!

      Excluir
  8. Olá, vou laquear uma estante velha, mas antes vou transformar ela em um aparador....as dicas me tiraram muitas dúvidas que eu tinha sobre laquear móveis. As dicas foram bem vindas e sempre será!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Guedes! Fico muito feliz de poder esclarecer algumas dúvidas dos nossos leitores. Seja bem-vindo ao blog!

      Excluir
  9. Olá
    Ótimas dicas sim! Minha duvida e, qual a pistola ideal para usar para laquear moveis?
    Obrigada, Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      A que garante um melhor resultado são aquelas que utilizam um compressor, você encontra vários modelos no mercado, desde profissionais até as utilizadas para hobby!

      Eu utilizei uma para hobby e obtive um excelente resultado, o segredo neste caso, é não deixar o jato muito aberto porque sai muita tinta, prefira dar várias camadas bem finas que no final você consegue melhor resultado!

      Excluir
  10. Toninho 27 de maio de 2013
    Sgu pintor de parede mas faço algumas pinturas de cadeiras de ferro e madeira, mais quero fazer laqueação...
    Me ajude por favor.
    Espero resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho,

      O post foi mais uma dica para quem quiser se aventurar a fazer com as próprias mãos, eu utilizei essa técnica e deu super certo, agora se os seu plano for se especializar na área, aconselho você a procurar um curso com algum profissional.

      Excluir

Gostou do blog e dos nossos produtos? Deixe seu comentário, nós adoramos receber recadinhos. Dê a sua sugestão, a sua opinião é muito importante para nós!