terça-feira, 27 de setembro de 2011

Arranjos Florais

Aproveitando a primavera, vou deixar dicas para deixar sua casa florida e alegrar a sua vida!
Disposição, perfume e as cores nos ambientes ajudam a relaxar. Coloridas, vistosas e perfumadas, as flores também influenciam o nosso bem-estar.
Um estudo recente da Flowers and Plants Association sugere que, algumas flores, como rosas e lírios, ao liberarem as substâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a liberação de endorfinas - hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer -, ajudando corpo e mente no processo de relaxar. Além desta descoberta científica, decorar a casa com flores naturais ajuda a construir um ambiente mais harmônico, cheio de vida, alegria e tranquilidade. 
As estações do ano também contribuem com este bem estar, se o tempo fecha, a vida parece um filme em branco-e-preto. Mas, quando o sol volta a brilhar, vira um belo technicolor. Nosso estado de espírito às vezes fica assim, instável, acompanhando os humores climáticos. Já aconteceu com você?! Mesmo sem saber, você está em sintonia com o que acontece na natureza. Seu corpo e sua mente sofrem a influencia de ações de forças invisíveis que atuam durante as estações do ano. Mas já que é tempo de ser feliz, então vamos às dicas:
1-Para começar a decoração, observe bem as cores que predominam no ambiente que você pretende colocar o arranjo floral.
"O ideal é utilizar apenas dois ou três tipos de flores, em tom sobre tom para não deixar o ambiente muito carregado. As cores devem estar em harmonia com as cores da casa",
2-Se você gosta de deixar a casa colorida, coloque vasos de flores com cores contrastantes em ambientes neutros e claros. Mas cuidado para não carregar demais no volume de flores e deixar o local pesado
3-Flores que tenham perfume muito forte, como jasmim e lírio branco, devem ser evitadas nos quartos para não causar desconfortos (como enjôos) ou algum tipo de alergia respiratória. Elas também são vetadas na cozinha, pois podem interferir no aroma da comida. Prefira esses tipos de flores em ambientes mais abertos e ventilados. Assim, o perfume se espalhará pela casa.
4-O cuidado primordial para manter a durabilidade das flores é manter água e vaso limpos. O recomendado é lavar bem o vaso a cada 2 ou 3 dias. "Poucas gotas de água sanitária ou cloro, diluídas em água podem ser uma boa opção", indica Ralph Dekker. Seguindo esses cuidados, as flores costumam durar de 7 a 10 dias.
Há, também, alguns conservantes disponíveis em loja que servem de adubo para flores cortadas, porém adicionam à água certa quantidade de açúcar que pode acabar fazendo mal à flor, caso a água não seja trocada todos os dias.
5-Se você não tem muito tempo para cuidar das flores, opte pelos tipos tropicais, por causa da maior durabilidade. Orquídeas, Copo de Leite e Bromélia são alguns exemplos.
6-Quando for comprar flores, prefira as que ainda estão fechadas. Se só tiver flores abertas, escolha a de menor caule. Manchas em folhas ou pétalas é sinal de deterioração, por isso, evite. Seguindo essas orientações, você conseguirá adquirir flores frescas. Para quem mora em São Paulo, os dias certos para comprar flores frescas são quintas e sábados, pois as floriculturas são abastecidas após os leilões de flores das quartas e sextas. Lembre-se de pesquisar antes de sair comprando, em floriculturas, supermercados, você vai ver que existem uma grande diferença nos preços. O lugar onde você encontra flores, vasos com o preço mais em conta ainda é no CEASA. 
Agora que você já tem todas as informações necessárias que tal criar os seus próprios arranjos como os que eu vou mostrar a seguir?!

 Arranjos feito com garrafas: você pode usar garrafas de vinho, wisky, licor; com tamanhos e cores diferenciadas. Aguarde, em breve vou mostrar o passo a passo deste arranjo de gérberas!
 Você pode usar copos e vidros lisos para wisky ou long-drinkde tamanhos e modelos variados, facilmente encontrados em supermercados ou lojas de R$ 1,99 que dão um belo arranjo de flores. Aqui as flores na mesma posição, com uma folha dando a volta dentro do copo, fazendo uma bossa; acima um arranjo baixinho com tulipas no copo de wisky, onde a volta com folha também está presente.

 Sabe aquela louça linda que você tem em casa?! Ela também pode ser usada como vaso, aliás, AMO arranjos feito na jarra. Fica lindo para decorar a mesa do chá da tarde!
Nesse arranjo foi utilizado astromélias vermelhas, pinks, amarelas e lilases – três dúzias para cada cor. A composição também ganhou 40 rosas confeti nas cores amarelo e vermelho. O segredo da beleza: “No vaso alto, comece a colocar as astromélias pelas beiradas por toda a volta e vá encaixando até o centro. Por último, ponha as rosas”. Você pode usar vasos de murano, com certeza um LUXO!
Ou ainda fazer arranjos em latas, sejam elas pequenas ou grande. Esta decoração é muito usada em jardins, e em mini wedding realizados durante o dia e ao ar livre. Logo vou postar o passo a passo do primeiro arranjo na lata com sisal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou do blog e dos nossos produtos? Deixe seu comentário, nós adoramos receber recadinhos. Dê a sua sugestão, a sua opinião é muito importante para nós!